quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Idade dos Livros

"Os livros nos fazem envelhecer"
Quando pensamos nisso, entendemos em seguinte contexto: "Quanto mais lemos livros, mais adquirimos conhecimento e crescemos em inteligência".
Mas o autor Rodrigo Lacerda em "O Fazedor de Velhos" nos mostra isso de um jeito cômico, no capítulo "A idade dos livros". Nele acontece o primeiro encontro de Pedro, personagem principal, com o professor Nabuco, o "Fazedor de Velhos".
O capítulo começa descrevendo um pouco a família de Pedro, da qual listaremos apenas as características que têm importância ao longo do romance:
- Dr. Luciano (pai): mal para em casa, é bem sucedido e está sempre lendo.
- Alice (mãe): meio vigilante e mandona com os filhos. Era professora de literatura.
- Irmã: já não era sócia para fugir de poemas.
- Pedro: gostava de jogar futebol de botão, torcia para o Flamengo e gostaria de namorar.
Nesse capítulo, Pedro precisa se passar por mais velho para viajar com seus primos. Para isso, usa um livro de Shakespeare (além de gravata, óculos e terno) para obter a permissão, o que consegue. Mas Nabuco o vê e acredita que foi uma boa ideia, perguntando-lhe se ele usou o livro só para disfarce ou se realmente o leu. Impressionado, o menino fez uma tentativa de ler o livro shakesperiano. Embora sem muito sucesso, foi seu primeiro contato com os livros de Shakespeare e com o professor Nabuco.

Um comentário: