quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Zlata - Uma garota na guerra de Bósnia e Herzegovina

Zlata Filipović era uma garota de 11 anos que presenciou os horrores da guerra da Bósnia e Herzegovina, e que durante boa parte da guerra ficou no porão de sua casa. Ao começar um diário, não pensou que seria publicado. Escreveu sobre seus sentimentos e acontecimentos cotidianos. "Mimmy" começou a ser escrito como um diário de uma garota normal, mas em abril de 1992 algo estava acontecendo:

 ''Olhe, tenho medo de contar a você o que a tia Melica me contou: no cabeleireiro, ela ouviu dizer que no sábado, 4 de abril de 1992, BUM-BUM, PAM-PAM, BANG Sarajevo. Traduzo, vão bombardear Sarajevo''

Neste momento, ela já percebeu que Sarajevo estava entrando em uma horrível guerra, começando a escrever sobre o que ocorre nessa batalha e tendo que se acostumar com ela durante mais de 2 anos, perdendo sua infância, suas alegrias e pessoas queridas, o que a leva a amadurecer.

 "Pessoas humanas se preocupam conosco, pensam em nós, pessoas desumanas querem nos destruir. Por quê? Uma vez mais, me faço a mesma pergunta: por quê?
 Não fizemos nada. Somos inocentes. E não podemos fazer nada!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário